Parashat Vayishlach Gênesis 32:4-36:43 - Terça-feira, 12 Kislev 5782 / 16 Novembro, 2021

 A Parashá Vayishlach inicia com Yaacov (JACÓ) e sua família retornando da casa de Laban para a Terra de Israel, apenas para encontrar Essav (ESAÚ) marchando em sua direção com 400 homens, aparentemente prontos para a batalha. Após preparar a família para a guerra e rezar a D'us pedindo ajuda, Yaacov tenta aplacar a ira de seu irmão, enviando-lhe inúmeros e valiosos presentes.

Depois da família cruzar o rio a fim de aguardar o encontro com Essav, Yaacov é deixado sozinho e entra noite adentro em confronto com um anjo disfarçado de homem. Embora Yaacov saia vitorioso, acaba ficando manco ao deslocar o quadril na luta. Unindo-se novamente à família, Yaacov encontra Essav, que o aceita com um recém-despertado amor fraterno, e insiste em escoltar Yaacov até seu destino. Yaacov declara que não deseja incomodar Essav, e eles se separam.

Uma nova crise ocorre quando a filha de Yaacov, Diná, é raptada e estuprada por Sechem, o príncipe de uma cidade do mesmo nome. Os filhos de Yaacov, ultrajados pela humilhação causada à irmã, engoda os habitantes da cidade a circuncidarem-se a si mesmos, assumindo que eles terão permissão de realizar casamentos mistos com a família de Yaacov.

Shimon e Levi (dois dos irmãos) dizimam então toda a cidade e salvam Diná. Yaacov retorna à Bet El, onde D'us lhe aparecera originalmente no sonho da escada (mencionado na porção da semana anterior) e lá constrói um altar. D'us abençoa Yaacov e lhe dá um nome adicional, Israel. Morre Raquel. Yaacov tem doze filhos; os que teve com Léia foram: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom. Com Raquel eleteve José e Benjamim. Com Bila, a escrava de Raquel, ele teve Dã e Naftali. Com Zilpa, a escrava de Léia, ele teve Gade e Aser. Esses filhos de Jacó nasceram na Mesopotânia. Raquel sempre foi a esposa preferida de Jacó, e ele a amava muito e lhe dedicava a maior parte de seu tempo livre, dividindo seu leito com ela. Raramente Jacó visitava a tenda de Lea, que negociou com Raquel para que deixasse Jacó passar somente uma noite em sua companhia. (Génesis 30:14-16).



Comentários

  1. Esta palavra VAYISHLACH - significa - LUTAR NA ESCURIDÃO. Devemos combater nossos temores e medos e internamente termos a certeza de nossa eternidade.

    ResponderExcluir
  2. Interessante que Yaacov, após construir um altar a D'us, é abençoado e recebe um nome adicional: ISRAEL.

    Aqui temos uma Chave Divina contida nas letras do nome: Yud, Shin, Resh, Alef e Lamed.

    Yud = Yaacov
    Shin = Sarah
    Resh = Raquel
    Alef = Abraham
    Lamed = Lea

    Será?? Cabe meditar e refletir a respeito.

    Shavua Tov, irmãos e irmãs. 🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim William, certamente. E como sabemos: ISRA= Junto, EL= D´us - ISRAEL (quem está junto de D´us).

      Excluir
  3. É o processo da vida nos proporcionando ações, recomeços e oportunidades para correção. Mas sem a luz interna caminhamos às cegas.

    ResponderExcluir
  4. Esclarecedor. Os comentarios tb ajudam muito a entender o que quer dizer.
    Aprecio muito
    🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O DNA e a CABALA

Você confia em Ha Shem?

OS CRISTAIS E A CABALA