A Visão de Escada - Parashá da Semana - Sulam Yaakov סולם יעקב

 Leitura da Torá - Vayetsê: Genesis 28:10-22 - Salmos 23-28.

Esta passagem inicia com Isaque abençoando Jacó. Esta é uma bênção que trata especialmente a questão da sucessão patriarcal. O conteúdo da bênção deixa isso claro: “Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos; e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão” (Gênesis 28:3,4). O nome divino empregado por Isaque ao abençoar Jacó foi El Shaddai, isto é, “Deus Todo-Poderoso”.   

Isaque e Rebeca também não queriam que Jacó tomasse como esposa uma mulher cananéia. Então enviá-lo à casa de Betuel em Padã-Harã também serviu a esse propósito. Nos anos que se seguem Rachel permanece estéril, enquanto Lea dá à luz a seis filhos e uma filha, e Bilá e Zilpá (as criadas de Rachel e Lea, respectivamente) cada uma tem dois filhos de Yaacov. Finalmente Rachel tem um filho, Yossef. Yaacov torna-se muito rico durante sua estadia com Lavan, adiquirindo um grande rebanho, mesmo enquanto Lavan continuamente tenta enganá-lo por todos os vinte anos de sua permanência.

Após aconselhar-se com suas esposas, Yaacov e a família fogem de Lavan, que o persegue e o enfrenta, aborrecido por Yaacov ter ido embora sem se despedir, e arrogantemente afirmando que Yaacov roubou seus ídolos.

Após Lavan infrutiferamente procurar os ídolos (que Rachel escondeu, sem que Yaacov (Jacó) soubesse, para impedir o pai de adorá-los), Yaacov e Lavan entram em uma acalorada discussão. Finalmente assinam um acordo, prometendo permanecer em paz, e a porção se encerra quando eles se separam. A visão da escada (Gênesis 28:10-17)

Durante a jornada de Jacó rumo a Padã-Harã após sair de Berseba, ele parou num certo lugar para passar a noite. Mais a frente, o texto bíblico de Gênesis 28 esclarece que aquele lugar era Betel. Esse lugar ficava cerca de 80 quilômetros ao norte de Berseba, e 10 quilômetros de Jerusalém. Neste relato,  Jacó pegou uma das pedras do lugar e a usou como seu travesseiro (Gênesis 28:11). A palavra “travesseiro” traduz um termo hebraico que pode indicar que a pedra não serviu necessariamente para apoiar a cabeça de Jacó, mas para protegê-la. Enquanto dormia, Jacó teve um sonho em que ele viu uma escada cuja base estava posta na terra e seu topo atingia o céu. Os anjos do Senhor subiam e desciam pela escada. A imagem vista por Jacó provavelmente era uma grande rampa de pedras com degraus que se estendia até alcançar o céu (Gênesis 28:12). 

No Gênesis, lemos que o Senhor estava perto de Jacó e falou com Ele. A mensagem de Deus para Jacó relembrava as promessas que Abraão recebeu do Senhor. Deus afirmou a Jacó a sua aliança, garantindo-lhe sua presença, proteção e benção sobre sua descendência (Gênesis 28:13-15), Anjos continuamente subiam e desciam através dela prometendo-lhe a bênção de uma numerosa e feliz posteridade. Quando Jacó acordou, ele reconheceu que Deus estava naquele lugar e temeu (Gênesis 28:16,17). 

Mas qual o significado do sonho de Jacó ?

Seu sonho, no entanto, consegue clarear o seu futuro como indivíduo e como povo. Assim, o sonho é interpretado. Refere-se a povos e nações. Como uma imagem panorâmica da História. Que incluia a ascensão e queda dos povos, reinados e culturas, até o final dos tempos.




Comentários

  1. O valor numérico da palavra sulam (escada em Hebraico) é 130: סֻלָּם: (samech-lamed-mem=60+30+40). Surpreendentemente, 130 é também o valor da palavra Sinai, outro momento crucial na história Judaica quando o Céu e a Terra se encontraram: סיני (samech-yod-nun-yod = 60-10-50-10). Assim, na gematria, a escada de Jacó representa a entrega da Torá no Monte Sinai.

    ResponderExcluir
  2. Inspiração para a nossa semana. 🌹

    ResponderExcluir
  3. Gratidão por dividir conosco todo este conhecimento e por multiplicar conosco sua Luz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O DNA e a CABALA

Você confia em Ha Shem?

OS CRISTAIS E A CABALA