ANO 5782 - 17º Parashá - Shemot - Yitro - Êxodo 18:1 - 20:23

 


Esta passagem inicia-se com o sogro de Moshê, Yitrô, chegando ao acampamento do povo judeu no deserto, onde é saudado calorosamente por grande quantidade de pessoas. Yitrô (Sacerdote de Midiã) desejou juntar-se a eles quando ouviu falar de todas as maravilhas e milagres que D'us realizara para o povo judeu durante o êxodo do Egito.

Quando vê que Moshê está agindo como único juiz do povo desde o amanhecer até a noite, Yitrô declara que este sistema jamais funcionará. Sugere portanto que juízes subordinados sejam designados para julgar os casos menos importantes, sempre seguindo uma hierarquia decimal. Moshê concorda com este plano.

O povo judeu chega ao Monte Sinai e prepara-se para receber a Torá. Moshê escala a montanha e D'us lhe diz para transmitir ao povo de que serão para Ele como um tesouro entre as nações. Após três dias de preparação, finalmente chega o momento da revelação, e em meio a trovões, raios e o som do shofar, D'us desce sobre a montanha e proclama os Dez Mandamentos.

Moshê então sobe à montanha para receber o restante da Torá de D'us, tanto a parte escrita como a oral. A porção é concluída com várias mitsvot referentes à construção do Altar no Templo. O Criador do Mundo, de fato está interessado em manter com o Povo escolhido uma Aliança Eterna.

Esta passagem fala sobre importantes questões como:

Reflexões sobre o tema: Liderança; Delegação de  poder; Fé; Devoção.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O DNA e a CABALA

Você confia em Ha Shem?

OS CRISTAIS E A CABALA