TSEDAKÁ, o quê é?


 "Se houver um carente entre seus irmãos, numa de suas cidades, na terra que D'us deu a vocês, não endureçam seus corações nem fechem a mão a seu irmão carente. Vocês definitivamente devem abrir suas mãos e lhe emprestar o suficiente para o que lhe faltar (Devarim 15:7,8)".

A Tsedaká não é meramente um ato de caridade: toda vez que alguém proporciona satisfação a outros - mesmo aos ricos - com dinheiro, comida ou palavras reconfortantes, ele cumpre esta mitsvá! Este é um dos 613 preceitos dados por D’us no Monte Sinai ao povo judeu. D’us permitiu que existissem pobres e ricos para que os seres humanos exercessem Bondade e Justiça uns com os outros transformando seu livre arbítrio em ações positivas.

"Não retenha o bem daquele a quem é devido, quando está em seu poder fazê-lo." Aquilo que damos aos necessitados rigorosamente pertence a eles, e a pessoa com meios é, na verdade, apenas o depositário da propriedade dos pobres.

A Torah ensina a dar um décimo de nossa renda líquida. É meritório dar 20% ou até mais. Existem muitos exemplos na Torah onde nossos antepassados deram seu maasser (dízimo), como com Avraham (Bereshit 14:20) e Yaácov (Bereshit 29:22), bem como a mitsvá de darmos 10% de nossas entradas aos Leviim (membros da tribo de Levi) (Bamidbár 18: 21,24) e outros 10% aos pobres da localidade (Devarim 26:12). Isto tudo ocorreu na época de MELCHESEDEQUE, bem antes de Jesus. Quando Jesus esteve entre nós somente confirmou o que já havia sido dito antes, e que muitos não praticavam.

A Tsedaká deve ser dada com prazer e com um semblante agradável! A recompensa por praticar a Tsedaká é enorme (porém, não pense nisso enquanto estiver fazendo, faça pelo bem que é!)

Abra o seu coração e sua mente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DNA e a CABALA

Você confia em Ha Shem?

OS CRISTAIS E A CABALA