O Livro da Luminosidade - SEPHER BAHIR

Este famoso livro Cabalístico foi composto em meados do século XIII, por volta de 1175, pela Escola Cabalística de Provença (França) e circulou por quase 5 (cinco) séculos em forma de manuscritos, que eram restritos as Escolas Esotéricas e/ou Iniciáticas Cabalísticas na França e Europa.
Havia também interpretações deste livro pelos cabalistas judeus, que o imprimiram no formato livro, em Amsterdã no ano de 1651. Em alemão sua primeira edição foi publicada em 1923 e somente em 1980 para o Inglês.
O Texto deste livro é bem menor que o Zohar, tem em torno de 12.000 palavras e logicamente é maior que o Sepher Yetzirah que possui apenas três páginas.
Segundo se ensina o Sepher Bahir foi composto pelo Rabino Nehuniah, e trechos do livro são considerados a outros rabinos de sua escola. Dentre eles se encontram o Erudito Rabino AKIVA, a quem presto sempre minhas honrosas considerações pelo seu empenho; Rabino Elizer - O Grande, Raino Bechia, Rabino Yochanam ben Dahabai, Rabino Levitas ben Tavros e Rabino Rahumai.
Este livro explica que há uma qualidade positiva e negativa atribuida a cada sephiroth. Assim, para alcançar a Verdade Divina, a pessoa deverá se libertar do mundo.
Inicialmente este livro explica como os Universos foram formados e também a natureza dos seres humanos. Lemos sobre as questões do Bem e do Mal, e a questão do Livre-Arbítrio.
Este livro recomenda muitos jejuns, meditações e orações. Explica a transmigração da Alma no sentido de seu retorno. Explica a importância da Techuvah mediante nossas vidas passadas, pois não sabemos o que fizemos antes. O Bahir também fala sobre o sofrimento humano e como se libertar dele.
Como o Judaísmo sempre nos explica O CRIADOR, não pode ser derrotado por NADA que E´le criou, e tudo o que é Mal, somente existe porque assim é sua vontade.
Este livro é divido em 5 (cinco) capítulos:

  •  Capítulo 1 - Gênesis de 1 a 16 - são explicações sobre a Gênese.
  •  Capítulo 2 - Gênese,Versículos de 17 a 44, onde estão ensinamentos sobre o Alfabeto hebraico o Sepher Yetzirah e a Torah.
  •  Capítulo 3 - Gênese, Versículos de 45 a 122, ensinamentos sobre as Sephiroths.
  •  Capítulo 4 - Gênese, Versículos de 123 a 193, ensinamentos  aprofundados sobre as sepiroths.
  •  Capítulo 5 - Gênese, Versículos de 194 a 200, Discursos sobre o mistério da Alma.



Comentários

  1. Leiam e curtam. Deixem os seus comentários. Assim que chegar na publicação número 100, pretendo fazer um livro pequeno para consultas breves.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O DNA e a CABALA

Você confia em Ha Shem?

OS CRISTAIS E A CABALA