OS TRÊS NÍVEIS DA ALMA

 "Os três níveis da alma: Nêfesh, Ruach, Neshamá"

O segredo dos segredos é passado àqueles que são sábios em seus corações. Existem três níveis ligados um ao outro, e são Nêfesh, Ruach e Neshamá. 


Nêfesh é a força com a qual o corpo é construído. 

Nossa parte mais animal e instintiva. Nêfesh aparece 755 vezes no Antigo Testamento. As nossas Bíblias tradicionais a traduzem, regularmente, por “alma”. Princípio da forma Natural Parte inferior da alma, ligada aos instintos e desejos corporais.


Ruach dá existência ao Nêfesh nesse mundo. 

E este é o segredo das palavras “e o espírito (Ruach) deve retornar ao Elohim que o concedeu”. (Kohelet/  "Eclesiastes"12:7).Espírito Mediano que contém as virtudes morais e a habilidade de distinguir o bem do mal.

Neshamá é o poder superior da luz sobre os outros dois (Nêfesh e Ruach). Centelha Divina (Alma) Alma Superior. Separa o homem de todas as outras formas de vida. Permite a consciência da existência dó Criador. A palavra hebraica “fôlego” neshamah deriva-se da raiz nasham que significa “arfar”. Em Isaías 2:22 fala-se do “homem cujo fôlego está nas suas narinas.” Vemos que o “fôlego” neshamah está presente no nariz, e logicamente em todo o sistema respiratório do homem, é algo físico. Não há como confundir com algo espiritual. Até mesmo os animais possuem neshamah. Lemos em Gênesis 7:22 falando a respeito do dilúvio, que “Morreu tudo que havia no solo seco e que tinha nas narinas o fôlego [uma forma de nesha·máh] de vida.”




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DNA e a CABALA

Você confia em Ha Shem?

OS CRISTAIS E A CABALA