Segulot Cabalística

A palavra Segulot em hebraico significa remédio ou cura espiritual. De acordo com a origem da palavra, Segulot é o Tesouro Oculto, no sentido do Poder da Torá.
Estas curas, são de origem prática. Podem ser a utilização de determinadas plantas, minerais, objetos como amuletos, talismãs, leituras específicas de salmos para determinados fins. Hoje vamos conhecer a Planta Mandrágora. A mandrágora é uma das plantas cuja história está ligada à magia prática cabalística.
A mandrágora (Mandrágora officinarum L.) é uma planta da família das Solanaceae.
A esta planta são atribuídas propriedades medicinais: afrodisíaca, alucinógena, analgésica e narcótica.
A MANDRÁGORA DOS POBRES É A CHICÓRIA. Tem a raiz parecida.
A Planta Mandrágora é oriunda dos Himalaias e da zona da Palestina, crescendo em solos úmidos e arenosos. A raiz de mandrágora assemelha-se à figura humana, com pernas, braços e cabeça. Por isso se diz ser "um homenzinho que dorme na terra".
A Mandrágora na Torá:  Segundo lendas medievais, a raízes da mandrágora deveriam ser colhidas em noite de lua cheia, puxadas para fora da terra por uma corda presa a um cão preto; se outro animal ou pessoa fizesse esta tarefa, a raiz "gritaria" tão alto que o mataria.
Já no primeiro livro da Torá em Gênesis 30,14. fala da flor mandrágora vejamos:
14 Tendo chegado o tempo da ceifa do trigo, Rúben encontrou nos campos mandrágoras , que trouxe para sua mãe Lia... (Gênesis 30,14)
“As mandrágoras exalam seu perfume; a nossa portas há de todos os: frutos, novos e frutos secos, que eu tinha guardado meu amado para ti”.(Cântico dos Cânticos 7,13).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DNA e a CABALA

Você confia em Ha Shem?

OS CRISTAIS E A CABALA